BRASIL NA COPA DO MUNDO DE BASQUETE DE 2014. PASSOS ATÉ O MUNDIAL

16/08/2014 20:42

Em reunião realizada, em fevereiro,  na cidade de Barcelona. O Conselho Central da FIBA decidiu premiar os quatro wild cards para a Copa do Mundo de 2014 que será disputada na Espanha. Foram premiadas com as vagas as seguintes seleções:  Brasil , Finlândia, Grécia e Turquia. As supressas ficaram por conta das ausências das Seleções da Rússia e China, favoritas as vagas. A presença mais inusitada entre as convidadas  é a seleção da  Finlândia, pais que teve uma boa participação no Campeonato Europeu de 2013 disputado na Eslovônia, mas que conseguiu sua vaga de graça, isso mesmo. A Rovio Entertainment desenvolvedora do jogo Angry Birds sediada na cidade de Espoo (Finlândia) garantiu publicidade do Mundial da Espanha no jogo durante a competição e aceitou custear o que a FIBA pediu para o convite. Confira a lista dos países que vão disputar o Mundial: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Croácia, República Dominicana, Egito, Finlândia, França, Grécia, Irã, Coréia, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Porto Rico, Senegal, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Turquia, Ucrânia e EUA.

PASSO A PASSO DA SELEÇÃO ATÉ O MUNDIAL

Chicago, Estados Unidos – A Seleção Brasileira Adulta Masculina enfrenta, neste sábado (dia 16), às 21h45 de Brasília, os Estados Unidos no United Center, em Chicago. O SPORTV transmite ao vivo. A partida faz parte da preparação das duas equipes para a Copa do Mundo da Espanha, de 30 de agosto a 14 de setembro. O Brasil está no grupo “A” da competição e estreia no dia 30 contra a França, enquanto os americanos terão como primeiro adversário a Finlândia no grupo “C”.

Depois dos quatro primeiros amistosos, o técnico da Seleção Brasileira Rubén Magnano está ansioso para ver a equipe completa contra os americanos. "Criaram novamente uma grande expectativa nos Estados Unidos para essa partida. Temos que entender que é um jogo a mais de preparação e um desafio muito interessante. A nossa expectativa é muito boa para realizarmos um bom jogo", disse Magnano.

O confronto contra os Estados Unidos colocará frente a frente os quatro brasileiros que atual na NBA – Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa, Tiago Splitter e Nenê Hilário – contra os atuais campeões olímpicos e mundiais.

"Para mim é mais um jogo. É verdade que vamos enfrentar uma seleção campeã, com ótimos jogadores que atuam na NBA. Não sei como eles estão. Sei que individualmente é uma grande equipe e sei que estamos fazendo uma boa preparação. Sempre conseguimos jogar bem contra os eles e espero que façamos um bom jogo", afirmou o pivô Nenê Hilário.

"Nosso foco é a Copa do Mundo. É lógico que queremos realizar um bom jogo contra os americanos e realmente testar nossa preparação até agora. Estou confiante que podemos realizar um grande jogo", completa o ala-armador Leandrinho.

Já o ala-pivô Anderson Varejão, que irá atuar ao lado de LeBron James no Cleveland Cavaliers na próxima temporada da NBA, também confessa que será um teste muito bom para o Brasil.

"A equipe dos Estados Unidos é muito forte. Particularmente não acho que os desfalques irão influenciar muito. Só não sei se todos irão se adaptar rapidamente às regras da FIBA. Acredito que podemos enfrentá-los em igualdades de condições e tentar uma vitória, que seria muito bom para chegar com moral na Copa do Mundo", afirmou.

Depois da partida contra os Estados Unidos, a delegação brasileira embarca para Ljubljana, para a disputa do Torneio Internacional da Eslovênia contra a Lituânia (21), Eslovênia (22) e Irã (23). No dia 24, a equipe nacional viaja para Granada, na Espanha, e dois dias depois faz um amistoso com o México. A estreia na Copa do Mundo está marcada para o dia 30 contra a França.

Seleção Brasileira

Número – Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
4- Marcelo Magalhães Machado – Ala – 39 anos – 2,00m – Flamengo (RJ) – RJ
5- Raul Togni Neto – Armador – 22 anos – 1,84m – Gipuzkoa Lagun Aro (Espanha) – MG
6- Rafael Hettsheimeir – Pivô – 28 anos – 2,08m – Bauru Basquete (SP) – SP
7- Larry James Taylor Júnior – Armador – 33 anos – 1,85m – Bauru Basquete (SP) – EUA
8- Alex Ribeiro Garcia – Ala – 34 anos – 1,91m – Bauru Basquete (SP) – SP
9- Marcelo Tiepo Huertas – Armador – 31 anos – 1,91m – FC Barcelona (Espanha) – SP
10- Leandro Mateus Barbosa – Ala – 31 anos – 1,92m – Phoenix Suns (EUA) – SP
11- Anderson França Varejão – Ala/Pivô – 31 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (EUA) – ES
12- Guilherme Giovannoni – Ala/Pivô – 34 anos – 2,04m – Brasília (DF) – SP
13- Maybyner Rodney Hilário (Nenê) – Pivô – 31 anos – 2,11m – Washington Wizards (EUA) – SP
14- Marcus Vinicius Vieira de Souza – Ala – 29 anos – 2,07m – Flamengo (RJ) – RJ
15- Tiago Splitter – Pivô – 29 anos – 2,11m – San Antonio Spurs (EUA) – SC
Média de idade: 31 anos
Média de altura: 2,01m

Comissão Técnica

Administrador: Vinicius Alvarez
Técnico: Rubén Magnano
Assistentes técnicos: José Alves Neto e Gustavo De Conti
Preparador físico: Diego Miceli Jeleilate
Médico: Dr. Felipe Hardt
Fisioterapeutas: Adriano Tambosi, Vinicius Castro e Daniel Kan
Roupeiro: Edson Donizete da Silva

Programação 

– Amistoso Internacional
Dia 16/8 – Estados Unidos x Brasil em Chicago (21h45)

– 21 a 23 de agosto – Torneio Internacional na Eslovênia
Dia 21/8 – Brasil x Lituânia e Eslovênia x Irã
Dia 22/8 – Irã x Lituânia e Brasil x Eslovênia
Dia 23/8 – Irã x Brasil e Eslovênia x Lituânia

– 24/08 – viagem para Granada (Espanha)
26/8 – Amistoso contra o México

– 30 de agosto a 14 de setembro – Copa do Mundo da Espanha
1ª Fase – Grupo “A” (Sede: Granada)
30 de agosto – Brasil x França
31 de agosto – Brasil x Irã
1º de setembro – Brasil x Espanha
3 de setembro – Brasil x Sérvia
4 de setembro – Brasil x Egito


Fonte: CBB